Benefícios da Vitamina D3

POR QUE NOS FALTA DE VITAMINA D3

Os alimentos são a principal fonte de todas as vitaminas, com exceção da vitamina D, em que apenas 10% é obtido através da alimentação.

Esta é a única vitamina, cuja fábrica principal é o próprio organismo, pois 90% é produzida no nosso corpo através de um processo complexo que começa na pele, com a incidência da luz solar.

No entanto, ainda vivemos em um país com um clima muito bom e ensolarado, a 50% dos espanhóis sofre uma carência desta vitamina. Por quê?

3 sinais de que você manda o seu corpo quando lhe faltam vitaminas
SINTOMAS

3 sinais de que você manda o seu corpo quando lhe faltam vitaminas
A razão de que a deficiência está tão difundida é que nos temos habituado a viver a maior parte do dia em espaços interiores, devido às longas jornadas de trabalho em escritórios, lojas… e porque procuramos ambientes de temperatura ideal, frescos no verão e quentes nos meses frios.
Passamos muito tempo em espaços interiores, onde, embora haja luz, não nos dá o sol

Além disso, ao nos tornarmos mais velhos (a partir dos 50 anos, aproximadamente), a pele perde a capacidade para produzir vitamina D, e os rins, que transformam para que seja aproveitada, também trabalham com menos agilidade.
Outra das razões para a sua falta é que nos aplicamos cremes para nos protegermos do sol que impedem a síntese desta vitamina.
A Comissão Europeia recomenda que o sol do sol na nossa pele, pelo menos, 15 minutos ao dia (expondo a face e mãos ou braços é o suficiente).

3 benefícios (e os riscos) de tomar sol

Durante o inverno, se você puder, saia para caminhar pela manhã ou ao meio-dia ou aproveite as pausas no trabalho para sair fora e que te dê um pouco de sol. Os fins-de-semana, o sal, a natureza e aumente a sua dose de esta importante vitamina. No verão, você pode tomá-lo sem creme solar a primeira ou a última hora do dia.

O QUE PROVOCA A SUA FALTA?

Uma revisão de estudos publicada na “Revista de Osteoporose e Metabolismo Mineral” confirma o que muitos espanhóis têm um baixo nível desta vitamina. De fato, é a carência nutricional mais prevalente em nossa população. Quase 64% das espanholas entre 45 e 68 anos não atinge níveis adequados. E sua carência está relacionada com um maior risco de:

  • Osteoporose
  • Obesidade
  • Hipertensão
  • Tumores de cólon, mama ou próstata
  • Doenças auto-imunes como a esclerose múltipla
  • Maior risco de demência e doença de alzheimer
  • Também intervém na regulação do estresse
  • Ativa o sistema imunológico
  • E previne a depressão.

Benefícios da Vitamina 3d para evitar Doenças Cardiovasculares

A presença de receptores de Vitamina D3 em células do músculo cardíaco. Foi associado à Vitamina D3 contra o desenvolvimento de vários problemas cardiovasculares.

Um estudo realizado em homens, demonstrou que o risco de sofrer um infarto do miocárdio em indivíduos que tinham deficiência de Vitamina D3, foi o dobro. Comparado com aqueles que tinham níveis dentro da faixa normal.

Neste estudo, realizado pelo doutor Franingham, 1739 pessoas foram avaliadas por um período de 5,4 anos, com um controlo inicial dos níveis de Vitamina D3. A taxa de eventos cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio, foi de 53% a 80% maior do que aqueles que tinham níveis baixos de Vitamina D no final do estudo.

Pelo exposto, os Médicos recomendam uma ingestão diária de 2000UI de Vitamina D3.